quinta-feira, 27 de maio de 2010

Cuidados a ter na conservação dos alimentos

Na industrialização dos alimentos estes adiquirem propriedades específicas que podem ser diferentes das caracteristicas e composição dos alimentos original. Assim, para evitar que os alimentos adquiridos se deterioriem em vertudes de procecssos de conservação inadequados. A AHRESP recomenda alguns conselhos em termos de regrigeração e congelação que são: para arumar os produtos no frigorífico deve-se ter em conta as zonas e temperaturas dentro do frigorifico.Assim na porta é aconselhável manteiga, o leite ,e os sumos de frutas. Na prateleira de cima(zonas menos frias), guarde o yogurte ,o queijo, as compostas e a maionese. Na gaveta( a arumação deve ficar com possibilidade decirculação de ar) guarde a fruta e o legume. Na prateleira de meio (zona mais fria) guarde: carne e o peixe crus, charcutarias , consevas abertas , bolos com creme ; sobras cruas ou cozinhadas devem ficar em caixas separadas e bem fechadas.Cuidados a ter com o frigorificoO frigorífico deve ser mantido em bom estado de limpesa, não esquecendo as borrachas das portas, puxadores , as prateleiras e o tecto. Não colocar os sacos de plasticos sujos e molhados ou sacos de supermercado dentro do seu frigorífico. Não coloque comida quente dentro do frigorífico.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

HIGIENE E SEGURANÇA NUMA COZINHA INDUSTRIAL







Uma cozinha comercial é a base de estabelecimentos que têm como objetivo oferecer alimentação em restaurantes, hotéis, industrias ou entidades. Clientes fiéis e uma comida deliciosa são a expectativa de todos os empreendedores e metas dos gerentes desse segmento.




A alimentação é uma necessidade básica do ser humano, por isso, os investimentos nessa área têm grande chance de sucesso desde que sejam bem planejados e gerenciados com profissionalismo. O cliente de hoje espera sabor dos alimentos e um ótimo atendimento. O sucesso do empreendimento depende de como esses anseios são atendidos.





Há poucos anos, nos tempos de inflação, uma cozinha comercial era facilmente administrada: entrada no caixa, saída dos pagamentos de despesas e de fornecedores; o que sobrou é o lucro. Isto ainda persiste, porém o lucro ou número de refeições poderiam ser maiores.



Nesta nova época, não há espaço para estabelecimentos que não tenham interesse em controlar e monitorar a higiene na manipulação dos alimentos, muitos menos para aqueles que não se preocupam com treinamento, reciclagem e aprendizado da equipe de trabalho, pontos que são necessários em qualquer empresa de sucesso. O proprietário de uma cozinha comercial deve investir no desenvolvimento de um receituário preciso, na padronização dos pratos do cardápio que garantem a fidelidade no sabor e na apresentação. Tudo isso deve ser visto como mais uma meta de qualidade.



Os equipamentos da cozinha deverão atender, em qualidade e quantidade, às necessidades de produção, conferindo eficiência na elaboração e conservação dos alimentos, além de refletir em rapidez no atendimento. Atualmente, contamos com equipamentos de cozinha de última geração, tecnologia de programas para controle, informatização para controladoria e agilização operacional, produtos de limpeza e higiene específicos para o ramo de alimentação. Tais aspectos facilitam muito no dia-a-dia de uma cozinha comercial.



sexta-feira, 7 de maio de 2010

Eu

Ola sou Zisanaite de Ceita Carvalho !
Sou de S. Tomé e estou ca em Portugal a estudar.
Eu sou uma pessoa muito alegre , gosto de fazer amizades , gosto de conhecer novas pessoas.
Gosto de preservar a amizade , gosto respeitar os outros e gosto que me respeitem tambem.
Beijinho0

quinta-feira, 6 de maio de 2010

A praticas na arte de servir à mesa



1 - Montar a mesa conforme a ilustração. Para o dia-a-dia, é servida apenas uma talher de cada. Disponha-as da mesma forma: a colher em cima, o garfo á esquerda e a faca á direita;

2- Colocar guardanapo descartável ou de pano do "jogo";
3 - Servir primeiro a bebida e depois a comida;
4- Acabando a refeição, tirar um prato de cada vez na bandeja;
5- Deixar copos e guardanapos na mesa;
6- Tirar travessas;
7- Servir pratinho de sobremesa (se necessário cumbuca sobre o pratinho);
8- Servir a sobremesa;
9- Servir café na bandeja (com bule, açucareiro, adoçante, xicrinhas e colherinhas);
Obs: Durante as refeições, ficar na cozinha caso durante a refeição precise de um improviso.