sexta-feira, 14 de maio de 2010

HIGIENE E SEGURANÇA NUMA COZINHA INDUSTRIAL







Uma cozinha comercial é a base de estabelecimentos que têm como objetivo oferecer alimentação em restaurantes, hotéis, industrias ou entidades. Clientes fiéis e uma comida deliciosa são a expectativa de todos os empreendedores e metas dos gerentes desse segmento.




A alimentação é uma necessidade básica do ser humano, por isso, os investimentos nessa área têm grande chance de sucesso desde que sejam bem planejados e gerenciados com profissionalismo. O cliente de hoje espera sabor dos alimentos e um ótimo atendimento. O sucesso do empreendimento depende de como esses anseios são atendidos.





Há poucos anos, nos tempos de inflação, uma cozinha comercial era facilmente administrada: entrada no caixa, saída dos pagamentos de despesas e de fornecedores; o que sobrou é o lucro. Isto ainda persiste, porém o lucro ou número de refeições poderiam ser maiores.



Nesta nova época, não há espaço para estabelecimentos que não tenham interesse em controlar e monitorar a higiene na manipulação dos alimentos, muitos menos para aqueles que não se preocupam com treinamento, reciclagem e aprendizado da equipe de trabalho, pontos que são necessários em qualquer empresa de sucesso. O proprietário de uma cozinha comercial deve investir no desenvolvimento de um receituário preciso, na padronização dos pratos do cardápio que garantem a fidelidade no sabor e na apresentação. Tudo isso deve ser visto como mais uma meta de qualidade.



Os equipamentos da cozinha deverão atender, em qualidade e quantidade, às necessidades de produção, conferindo eficiência na elaboração e conservação dos alimentos, além de refletir em rapidez no atendimento. Atualmente, contamos com equipamentos de cozinha de última geração, tecnologia de programas para controle, informatização para controladoria e agilização operacional, produtos de limpeza e higiene específicos para o ramo de alimentação. Tais aspectos facilitam muito no dia-a-dia de uma cozinha comercial.



Sem comentários:

Enviar um comentário